quarta-feira, 18 de junho de 2008

Em Pauta*

Previsão
A disputa de 2008 começa oficialmente em julho e ao que tudo indica Araras terá apenas dois candidatos a prefeito. De um lado, Francisco Nucci Neto (PMDB) com Worinson Mercatelli (PPS) de vice, defende a continuidade da atual administração, e do outro Pedro Eliseu Filho – Pedrinho (DEM) com Agnaldo Píspico (DEM), defendem a mudança com o apoio, oficial ou não, de outros grupos políticos da cidade, como PSDB, PT e PSC.

Campanha
Nucci e Worinson estão participando de todas as festas da cidade e são vistos cada vez mais juntos. A parceria entre os dois já está acertada, falta apenas a convenção partidária, que está agendada para o dia 30, para oficializar os nomes.

Opções
O bloco da oposição está formado. DEM, PSDB e PT já estão unidos. Se o PT Nacional reprovar a aliança oficial, o partido deverá ter apenas candidatos a vereador coligado com outro partido da base do DEM e apoiar extra-oficialmente o candidato a prefeito do partido, Pedrinho Eliseu.

Indefinidos
Com isso, agora só falta o PDT, o PSC e o PV decidirem seus futuros. Alguns apostam que Dorival Natal Filho (PDT) vai apoiar Nucci, que Benedito Ferreira de Campos (PSC) Pedrinho. Agora, no PV a situação é mais crítica, metade do partido deseja aliança com Nucci e a outra metade, aliança com Pedrinho.

Último ano
O clima de fim de festa já tomou conta da Prefeitura. Muitos funcionários já estão saindo do governo e voltando para a iniciativa privada e outros até estão trabalhando para outros prefeitos na região. É o medo do fim do mandato.

Profissionalismo em cheque
A eleição trás para a discussão um outro problema, tem funcionários públicos concursados e que serão candidatos esse ano que não concedem mais entrevistas para a imprensa, com medo de ser punido pela lei eleitoral. Precisa informá-los que eles recebem dinheiro público e tem o dever de dar esclarecimentos a população. Antes de candidato a qualquer coisa, são funcionários pagos com o dinheiro do município. O mesmo vale para os secretários, que fogem dos jornalistas que nem o diabo foge da cruz.

Essa coluna é públicada no Opinião Jornal de terça à sábado. Esse conteúdo é atualizado todo dia no período da manhã, na mesma data em que o jornal circula.