sexta-feira, 6 de junho de 2008

Em Pauta*

Última chance
O grupo do prefeito Luiz Carlos Meneghetti (PPS) tenta impedir a união da oposição. Após solicitar insistentemente, o candidato oficial do grupo Francisco Nucci Neto (PMDB) vai sentar para conversar com o presidente do PSDB Evaldo Grigoletto.

Mínimas chances
Grigoletto, por educação, até aceitou conversar. No entanto, lembrou novamente o vice-prefeito que os tucanos não estão dispostos a se unir com a base governista. O PSDB fez oposição ao governo Meneghetti na Câmara no seu primeiro mandato. No segundo ficou em representação no legislativo, mas não se aliou com o atual governo. O que mais pesa ainda é o passado, na gestão do ex-prefeito Warley Colombini, de 1997 a 2000, os vereadores do grupo de Meneghetti fizeram oposição sistemática ao governo tucano, reprovando inclusive projetos de interesse público.

Conversa
O candidato a prefeito pelo DEM Pedrinho Eliseu esteve em São Paulo na última semana conversando com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto (PSDB). Na pauta a aliança municipal entre os dois partidos.

Datas marcadas
As primeiras convenções municipais já estão agendadas. O PSDB se reúne no dia 28, sábado, e o DEM, no dia 29, domingo.

Vai dar o que falar
O PT está rachado. Se for confirmado e o PT não conseguir se coligar com o DEM, muita discussão pode pintar e esquentar o cenário político municipal. O bloco ligado ao vereador e atual presidente Breno Cortella já está conversando com o vereador Ricardo Franco (PV) para lançar a terceira via e o bloco do ex-vice-prefeito Nelson Dimas Brambilla, planeja não participar da eleição majoritária e lançar apenas chapa para candidatos a vereador, com coligação com algum partido do bloco de Pedrinho Eliseu.

Quem fala o que quer...
A ordem é a seguinte: toda vez que falarem da questão do lixão é para frisar que o Xico Graziano não é ararense e ferrou a cidade com a interdição do lixão. Marcelo de Oliveira (PPS) foi o primeiro a cumprir a ordem e falar sobre o assunto na Câmara na segunda-feira, dia 2. Outros assessores e secretários ligados a Meneghetti também estão com o mesmo discurso.

Ouve o que não quer...
Durante uma conversa no Teatro Estadual de Araras, na terça-feira, dia 3, no evento da AIA (Associação de Imprensa de Araras) enquanto um puxa-saco do prefeito criticava Xico, uma pessoa interrompeu a conversa e falou: pêra aí! Vocês não resolveram o problema em oito anos, sabiam da interdição há dois anos e ficaram de braços cruzados e agora quer culpar o outro pelo seus erros?”. O funcionário comissionado da Prefeitura teve que fica quieto e sair da conversa extremamente constrangido.


Essa coluna é públicada no Opinião Jornal de terça à sábado. Esse conteúdo é atualizado todo dia no período da manhã, na mesma data em que o jornal circula.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Eleições 2008: oposição quer união contra continuísmo!

Será? Em 2004 muita gente incentivou. No entanto, a oposição não conseguiu se unir e acabaram perdendo para o grupo do prefeito Luiz Carlos Meneghetti (PPS). Quatro anos se passaram e eles parecem que aprenderam com a lição e articulam a união.
Dessa vez não é brincadeira. O grupo do ex-prefeito Pedro Eliseu, hoje conta com seu filho, Pedrinho, como pré-candidato a prefeito. Hoje ele lidera as pesquisas e está encabeçando essa aliança com a oposição.
PT e DEM já estão juntos. Se oficialmente a aliança for vetada, pelo menos extra-oficialmente vai rolar. Como funcionaria: o ex-vice-prefeito Nelson Dimas Brambilla não seria o candidato a vice e o PT não disputaria a eleição majoritária (prefeito e vice), concorrendo apenas na proporcional (vereador). O candidato a vereador petista faria campanha informalmente para Pedrinho.
O PSDB, que tinha Evaldo Grigoletto como pré-candidato, embasado em números de pesquisas desistiu da idéia de formar a terceira via e ter candidatura própria e está em vias de acertar aliança, está oficial, com Pedrinho.
O que ainda está para ser decidido é que o PSDB quer indicar o candidato à vice e o DEM já possui um acordo com o médico Agnaldo Píspico. No entanto, os principais nomes do PSDB e Dr. Agnaldo conversam nos próximos dias para discutir o assunto.
O PSC, do presidente da OAB Dito Campos também deve formalizar apoio à Pedrinho nos próximos dias.
Com a união do DEM, do PT, PSC e do PSDB. Araras ficaria com apenas três grupos políticos: o do prefeito Meneghetti, a oposição e o PV, do vereador Ricardo Franco, que ainda defende a candidatura própria.
O PV que faz oposição ao governo Meneghetti e naturalmente se uniria a oposição. No entanto, alguns fortes pré-candidatos a vereador pelo partido não aceitam a união com Pedrinho e por isso existe a possibilidade de uma aliança com o PMDB de Nucci.
E o Natalzinho, do PDT, qual deverá ser seu futuro? Ele coordenou a campanha de Meneghetti e Nucci, em 2004, mas não apóia a candidatura do vice-prefeito.

Pelo andar da carruagem Araras terá apenas dois candidatos a prefeito: Nucci, da continuidade e Pedrinho, da mudança.
Quem vai ganhar essa?
Isso só no dia 5 de outubro saberemos.

Em Pauta*

Plano B
A união da oposição está mais perto de acontecer. Com as chances mínimas do PT poder apoiar o candidato do DEM, Pedrinho Eliseu, e indicar seu vice, lideranças dos dois partidos conversam com o PSDB. Pedrinho seria o candidato, o PSDB indicaria o vice e o PT teria candidato apenas a vereador, apoiando extra-oficialmente a candidatura de Pedrinho.

Racha petista
A ala do partido que ficou contra o apoio a Pedrinho tenta articular uma aliança com o PV e tentar emplacar a terceira via. Mas, o bloco ligado a Brambilla deve manter o partido apenas com candidatura a vereador e apoiar mesmo extra-oficialmente Pedrinho.

Terceira via
Nos bastidores político também já se comenta que a possibilidade da formação do bloco da terceira via é remota. Com o PSDB e o PT se aliando ao DEM, restam PV, de Ricardo Franco; PDT, de Dorival Natal Filho - Natalzinho e PSC, de Benedito Ferreira de Campos.

Alternativas
Já comenta-se que o PV e o PDT poderão se unir com o bloco governista e apoiar Francisco Nucci Neto (PMDB) e o PSC o DEM, apoiando assim Pedrinho. O PDT ainda integra a base do prefeito Luiz Carlos Meneghetti (PPS) que tem Nucci como candidato, mas não apóia a candidatura do vice-prefeito.

Momentos decisivos
O período para a realização das convenções partidárias começa no dia 10 e vai até o dia 30. Época em que as coligações e os candidatos serão definidos.

Alguma coisa funciona
A peneira do lixão que integra o processo para formação de esterco orgânico está quebrada há mais de três meses e ninguém consertou.

Blog
Desde anteontem, dia 3, essa coluna também está disponível na internet, junto com outros textos, comentários e discussões sobre a política ararense, e assuntos variados, no blog Faro Fino. O endereço é lukascampagna.blogspot.com. Entre as participações dos internautas está a do secretário estadual de meio ambiente Francisco Graziano Neto – Xico Graziano (PSDB), que comentou sobre o fechamento do lixão na segunda-feira, dia 2.


Essa coluna é públicada no Opinião Jornal de terça à sábado. Esse conteúdo é atualizado todo dia no período da manhã, na mesma data em que o jornal circula.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Em Pauta*


Lixão

O secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Benedito Aparecido Bordini passou boa parte do dia de ontem, dia 10, na sede da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) em Pirassununga. Na pauta da reunião, Bordini tentou autorização para cobrir o atual lixão, interditado, despejando resíduos de construção civil.

Alternativa
A Prefeitura já mantém negociação com aterros sanitários da região para que recebam o lixo da cidade. Uma licitação deverá ser aberta essa semana, em caráter de urgência, para solucionar o problema. Calcula-se que a cidade gastará quase R$ 100 mil por mês para transportar e depositar esse material.

Estremeceu
Batata quente. Bordini e o secretário de Infra-estrutura e Agricultura, Lamartine Baptistella, fizeram o jogo de empurra-empurra na questão do lixão. Um culpou o outro pelo problema, e ninguém assumiu. Lamartine disse que é apenas responsável pela coleta e depósito e que Bordini era o responsável pela implantação do novo aterro. O projeto existe e está engavetado desde agosto de 2006, quando, por falta de documentos, foi reprovado pela Cetesb. Aí que vem a pergunta: de quem partiu a ordem para não dar continuidade ao processo?


Essa coluna é públicada no Opinião Jornal de terça à sábado. Esse conteúdo é atualizado todo dia no período da manhã, na mesma data em que o jornal circula.

terça-feira, 3 de junho de 2008

AIA celebra 200 anos de imprensa hoje

Em comemoração ao bicentenário da imprensa no Brasil, a Associação de Imprensa de Araras (AIA) promove hoje, terça-feira, dia 3, às 19h30, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, o evento "Brasil 200 Anos de Imprensa – Profissionais que Fizeram História em Araras".
Na noite em que história, cultura e entretenimento estarão em sinergia, a AIA vai prestar homenagens aos órgãos de imprensa parceiros da entidade e também para um grupo formado por 10 dos mais antigos comunicadores de Araras em segmentos variados (veja relação abaixo).
"Há uma grande movimentação nacional em torno dessa data, na qual certamente temos uma importante contribuição, já que Araras tem, no mínimo, 116 anos de imprensa", informa o jornalista Vanderlei Nascimento, presidente da AIA.
"Trata-se de uma justa homenagem àqueles que contribuíram para o desenvolvimento da imprensa, sendo que a maioria dos homenageados está até hoje em atividade entre as novas gerações", acrescenta.
Também receberão homenagens especiais o prefeito Luiz Carlos Meneghetti e o ex-radialista Osmar Santos. "Meneghetti tem sido parceiro das atividades da AIA e tem dado importante contribuição para profissionalização da comunicação no poder público", ressalta Nascimento.
Já a homenagem a Osmar Santos, ícone nacional, simboliza a energia, a persistência e o caráter de criatividade dos profissionais de imprensa do País. "Ele foi convidado para eventos em outras capitais, mas escolheu Araras para receber essa homenagem nos 200 anos da imprensa", acrescenta.
Neste ano também comemora-se o centenário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); os 90 anos do primeiro Congresso Nacional de Jornalistas e os 70 anos da primeira regulamentação profissional dos jornalistas.
"É momento propício para iniciarmos um debate sobre as perspectivas para profissionais diante das transformações tecnológicas e de entraves como a precarização, depreciação e a formação profissional", acrescenta Nascimento
A radialista Ana Maria Devides, diretora de imprensa da Prefeitura de Araras, dirigiru o vídeo 'Um Passeio Pela História da Imprensa de Araras', em parceria com as jornalistas Rebeca Petrucci, Gabriela Córnia e Ariana Storolli, que será apresentada na abertura do evento.
Também será atração a audição do violonista clássico Estevão Devides, hoje um dos instrumentistas mais requisitados do Estado. O trio de MPB Algo Mais, de Araras, também terá participação especial no evento.

HOMENAGEADOS

Erly Maynardi de Queiroz
Escreveu para os jornais ararenses, é advogado, foi relações públicas e ainda tem seu próprio programa musical na Rádio Clube, aos domingos.

Fausto Antony Parente
Fotógrafo aposentado, trabalhou por décadas no extinto Foto Rosa, estúdio que fornecia fotos dos principais acontecimentos da cidade aos jornais locais.

João Franchozza - Colêra
Começou como cantor sertanejo na década de 50 na Rádio Clube Ararense. Hoje é proprietário da mesma emissora e ainda mantém programa diário.

José Élio Dias
Seu início foi redigindo crônicas e como discotecário, trabalhou na Clube, Centenário e jornais. Hoje comanda o Programa José Élio, na Fraternidade.

Maria Pianca Salomão – Mahesa
Início na imprensa em 1974 e se especializou como colunista social. Ingressou no rádio em 1980 e mantém seu programa musical Clube Itália Brasil, na Clube.

Nilbon Camargo Brandt
Conhecido como "Compadre Enxadinha", começou no rádio na década de 50, passou por Clube e Centenário. Hoje está aposentado.

Orlando Zaniboni Júnior
Colaborou na 1ª transmissão de um programa de TV em Araras, na década de 60. Hoje tem uma rádio em Leme e uma loja de materiais elétricos em Araras.

Pedro Pessotto Filho
Formado em advocacia e dono de uma óptica, se apaixonou mesmo foi pela escrita. Foi correspondente do Estadão por mais de 30 anos em Araras.

Rubens Pinheiro Alves
Chegou a Araras como campeão de ciclismo, mas aqui trabalhou por 30 anos como repórter policial. Hoje tem coluna em jornal de Limeira e é repórter da TV Mix.

Walter Gambini
Trabalhou nos serviços de alto falante nas décadas de 40 e 50, quando nem existia emissora de rádio. Foi locutor esportivo e mantém coluna na Tribuna do Povo.


EMPRESAS HOMENAGEADAS
Tribuna do Povo
Opinião Jornal
Rede Opinião de TV
Revista Expressão Regional
Rádio Clube Ararense AM
Rádio Fraternidade AM
Rádio Fraternidade FM
Rádio Araras FM
Rádio Gospel FM
Rádio Tropical FM

O melhor da tv - CQC

A televisão brasileira anda mal das pernas últimamente. Porgramas esdrúxulos e a baixaria tomaram conta da nossa televisão. No entanto, eis que a Band importou um formato inteligente de humor. Parabéns.
Assistam todas as segundas-feiras, a partir das 22h15, na Band.
Pra não passar vontade, assistam um trecho do programa



Beijos do pikeno! ;)

Em Pauta*

Atendendo à pedidos a partir de hoje publico nesse espaço a minha coluna de política "Em Pauta" do Opinião Jornal.

Pra discutir
A cidade inteira já sabia que o lixão seria interditado. O Opinião Jornal em diversas matérias alertou a população e as autoridades sobre os graves problemas ambientais e sobre o risco do fechamento. No entanto, só a Prefeitura não se atentou ao assunto e esperou a bomba estourar pra correr atrás do prejuízo. Agora, quem vai pagar para transportar o lixo daqui para outra cidade?

Tucanato
O PSDB aguarda a decisão do PT e do DEM sobre a aliança entre os dois partidos, para recomeçar as negociações com os Democratas. Da mesma forma que o PT não autoriza aliança com o PSDB e DEM, os tucanos não autorizam coligação com petistas. Ou seja, o PSDB só apoiará Pedrinho Eliseu (DEM) se o PT não estiver junto e lideranças acreditam que a Executiva estadual só aprova se os tucanos ararenses indicarem o vice. Evaldo Grigoletto e Carleto Denardi são os nomes mais cotados.

Do lado de lá
A coordenação da candidatura de Pedrinho aguarda as decisões do PT Nacional para depois negociar com o PSDB local. No entanto, já sabem que as chances do médico Nelson Dimas Brambilla ser o vice, são cada vez menores.

Terceira via
O assunto não está definido. Mas os partidos que ainda não se aliaram com o bloco governista, que tem o vice-prefeito Francisco Nucci Neto (PMDB) como candidato e nem com o grupo do vereador Pedrinho Eliseu, continuam conversando paralelamente e buscando a formação da terceira via.

Fim do prazo
Faltam 27 dias para Araras saber quem serão os candidatos a prefeito e vice. O prazo para a realização das convenções partidárias começa na próxima terça-feira, dia 10 e termina no dia 30 desse mês.


Essa coluna é públicada no Opinião Jornal de terça à sábado. Esse conteúdo é atualizado todo dia no período da manhã, na mesma data em que o jornal circula.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Prefeitura faz Araras passar vergonha: quem pagará essa conta?

Hoje não foi um dia normal aqui na cidade. Nem todo mundo aqui soube, mas Araras ganhou espaço mais uma vez no noticiário brasileiro. Acostumada a ver as coisas boas em destaques nas mídias nacionais, dessa vez, graças a Prefeitura, passamos vergonha.
A notícia do fechamento do lixão da cidade foi destaque nas principais emissoras de televisão da região e também de veículos nacionais - como a rádio CBN, o Terra, o UOL, a FolhaOnline e outros – durante todo o dia.
Araras virou vergonha nacional com o descaso com o meio ambiente, a cidade tem um dos piores lixões do país. Tanto é que após diversas vistorias da Cetesb e notificações à Prefeitura, o local foi fechado, virando notícia em todo o país junto com Itanhaém, Mongaguá e Itapecerica da Serra.
Se não bastasse a vergonha, a mídia que aguardava um pronunciamento do prefeito Luiz Carlos Meneghetti (PPS), do lado de fora do seu gabinete, acompanhou uma cena que seria cômica, se não fosse trágica, protagonizada pelo Chefe do Executivo de Araras.
Aos berros, Meneghetti, xingou os técnicos da Cetesb e esbravejou que eles estavam f* Araras.
O ponto a discutir é que: a Cetesb já havia informado sobre o risco da interdição, eu mesmo redigi e o Opinião Jornal publicou diversas matérias nos últimos meses alertando sobre o problema e cobrando solução. No entanto, nada foi feito e o desfecho dessa história foi o pior possível. Hoje, Araras além de não tratar do lixo precisa buscar alternativa, e pagar caro, para enviar esses resíduos para outras cidades vizinhas.
Não dá pra zombar com o meio ambiente. Araras tá na hora de voltar a ser exemplo, como já foi antigamente.

Quem vai pagar essa conta? A Prefeitura com nosso dinheiro? Ou, os políticos que administram Araras, que incompetentes, não resolveram o problema que desde 2006 vinha se desenrolando? Eles nada fizeram e nós pagaremos a conta?