Conversa
O vice-prefeito Francisco Nucci Neto (PMDB), candidato a prefeito pelo grupo do atual governo municipal, almoçou com o presidente do PDT e pré-candidato a prefeito, Dorival Natal Filho. Na conversa, uma negociação, para Natalzinho apoiá-lo. O líder do PDT coordenou a campanha do prefeito Luiz Carlos Meneghetti (PPS) e Nucci em 2004 e integra a base governista. No entanto, não aceitou apoiar Nucci e rompeu com o governo.
Partido Verde
Informações ventiladas anteontem, dia 9, davam conta que o vereador Ricardo Franco (PV) havia desistido de sua candidatura a prefeito. No entanto, ontem, dia 10, menos de 24 horas depois, o vereador disse que ligações e conversas o animaram novamente. O futuro do PV nas eleições desse ano – lançar candidato próprio, apoiar Nucci ou apoiar o candidato da oposição Pedro Eliseu Filho (DEM) – será decidido em reunião hoje à noite.
Ajuda amiga
Leme autorizou que Araras levasse 20 carretas de lixo para seu lixão, o que foi feito no sábado, dia 7. Agora, Meneghetti conversa com outros prefeitos, amigos, aqui da região para que colaborem recebendo o lixo produzido pela cidade até que a licitação para contratação de aterro sanitário adequado seja concluída. Estima-se que isso demore mais um mês no mínimo. O impasse está na produção da cidade, cerca de 85 toneladas/dia. Como os aliados de Meneghetti na região, são prefeitos de cidades menores, isso pode dificultar as coisas, já que elas não possuem espaço suficiente para receber todo o material.
Solução
Enquanto isso, a Uniciclagem – cooperativa de catadores que reciclam o lixo – trabalha no limite e não consegue reciclar tudo o que chega. O vereador Marcelo de Oliveira (PPS), aceitando conselho de um munícipe, apresentou ao prefeito uma proposta de oferecer a integrantes do projeto “Cidade Verde” a possibilidade de atuar também no lixão. Com isso além de receberem um salário mínimo de bolsa e cesta básica, receberiam pela venda dos recicláveis. A idéia está em estudo pelo prefeito.
O lado social
O lixo é um problema urbano que não afeta apenas Araras. A hipótese de aumentar a capacidade de reciclagem da Usina da cidade e gerar renda para famílias mais pobres é lago interessante e que enche os olhos dos governantes. Você mata dois coelhos com uma cajadada só: primeiro porque reduz o volume do lixo depositado e reutiliza os materiais, segundo porque muitas famílias desempregadas encontram nesse problema uma saída para seus problemas financeiros.
Essa coluna é públicada no Opinião Jornal de terça à sábado. Esse conteúdo é atualizado todo dia no período da manhã, na mesma data em que o jornal circula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário