Em comemoração ao bicentenário da imprensa no Brasil, a Associação de Imprensa de Araras (AIA) promove hoje, terça-feira, dia 3, às 19h30, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, o evento "Brasil 200 Anos de Imprensa – Profissionais que Fizeram História em Araras".
Na noite em que história, cultura e entretenimento estarão em sinergia, a AIA vai prestar homenagens aos órgãos de imprensa parceiros da entidade e também para um grupo formado por 10 dos mais antigos comunicadores de Araras em segmentos variados (veja relação abaixo).
"Há uma grande movimentação nacional em torno dessa data, na qual certamente temos uma importante contribuição, já que Araras tem, no mínimo, 116 anos de imprensa", informa o jornalista Vanderlei Nascimento, presidente da AIA.
"Trata-se de uma justa homenagem àqueles que contribuíram para o desenvolvimento da imprensa, sendo que a maioria dos homenageados está até hoje em atividade entre as novas gerações", acrescenta.
Também receberão homenagens especiais o prefeito Luiz Carlos Meneghetti e o ex-radialista Osmar Santos. "Meneghetti tem sido parceiro das atividades da AIA e tem dado importante contribuição para profissionalização da comunicação no poder público", ressalta Nascimento.
Já a homenagem a Osmar Santos, ícone nacional, simboliza a energia, a persistência e o caráter de criatividade dos profissionais de imprensa do País. "Ele foi convidado para eventos em outras capitais, mas escolheu Araras para receber essa homenagem nos 200 anos da imprensa", acrescenta.
Neste ano também comemora-se o centenário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); os 90 anos do primeiro Congresso Nacional de Jornalistas e os 70 anos da primeira regulamentação profissional dos jornalistas.
"É momento propício para iniciarmos um debate sobre as perspectivas para profissionais diante das transformações tecnológicas e de entraves como a precarização, depreciação e a formação profissional", acrescenta Nascimento
A radialista Ana Maria Devides, diretora de imprensa da Prefeitura de Araras, dirigiru o vídeo 'Um Passeio Pela História da Imprensa de Araras', em parceria com as jornalistas Rebeca Petrucci, Gabriela Córnia e Ariana Storolli, que será apresentada na abertura do evento.
Também será atração a audição do violonista clássico Estevão Devides, hoje um dos instrumentistas mais requisitados do Estado. O trio de MPB Algo Mais, de Araras, também terá participação especial no evento.
HOMENAGEADOS
Erly Maynardi de Queiroz
Escreveu para os jornais ararenses, é advogado, foi relações públicas e ainda tem seu próprio programa musical na Rádio Clube, aos domingos.
Fausto Antony Parente
Fotógrafo aposentado, trabalhou por décadas no extinto Foto Rosa, estúdio que fornecia fotos dos principais acontecimentos da cidade aos jornais locais.
João Franchozza - Colêra
Começou como cantor sertanejo na década de 50 na Rádio Clube Ararense. Hoje é proprietário da mesma emissora e ainda mantém programa diário.
José Élio Dias
Seu início foi redigindo crônicas e como discotecário, trabalhou na Clube, Centenário e jornais. Hoje comanda o Programa José Élio, na Fraternidade.
Maria Pianca Salomão – Mahesa
Início na imprensa em 1974 e se especializou como colunista social. Ingressou no rádio em 1980 e mantém seu programa musical Clube Itália Brasil, na Clube.
Nilbon Camargo Brandt
Conhecido como "Compadre Enxadinha", começou no rádio na década de 50, passou por Clube e Centenário. Hoje está aposentado.
Orlando Zaniboni Júnior
Colaborou na 1ª transmissão de um programa de TV em Araras, na década de 60. Hoje tem uma rádio em Leme e uma loja de materiais elétricos em Araras.
Pedro Pessotto Filho
Formado em advocacia e dono de uma óptica, se apaixonou mesmo foi pela escrita. Foi correspondente do Estadão por mais de 30 anos em Araras.
Rubens Pinheiro Alves
Chegou a Araras como campeão de ciclismo, mas aqui trabalhou por 30 anos como repórter policial. Hoje tem coluna em jornal de Limeira e é repórter da TV Mix.
Walter Gambini
Trabalhou nos serviços de alto falante nas décadas de 40 e 50, quando nem existia emissora de rádio. Foi locutor esportivo e mantém coluna na Tribuna do Povo.
EMPRESAS HOMENAGEADAS
Tribuna do Povo
Opinião Jornal
Rede Opinião de TV
Revista Expressão Regional
Rádio Clube Ararense AM
Rádio Fraternidade AM
Rádio Fraternidade FM
Rádio Araras FM
Rádio Gospel FM
Rádio Tropical FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário