Hoje não foi um dia normal aqui na cidade. Nem todo mundo aqui soube, mas Araras ganhou espaço mais uma vez no noticiário brasileiro. Acostumada a ver as coisas boas em destaques nas mídias nacionais, dessa vez, graças a Prefeitura, passamos vergonha.
A notícia do fechamento do lixão da cidade foi destaque nas principais emissoras de televisão da região e também de veículos nacionais - como a rádio CBN, o Terra, o UOL, a FolhaOnline e outros – durante todo o dia.
Araras virou vergonha nacional com o descaso com o meio ambiente, a cidade tem um dos piores lixões do país. Tanto é que após diversas vistorias da Cetesb e notificações à Prefeitura, o local foi fechado, virando notícia em todo o país junto com Itanhaém, Mongaguá e Itapecerica da Serra.
Se não bastasse a vergonha, a mídia que aguardava um pronunciamento do prefeito Luiz Carlos Meneghetti (PPS), do lado de fora do seu gabinete, acompanhou uma cena que seria cômica, se não fosse trágica, protagonizada pelo Chefe do Executivo de Araras.
Aos berros, Meneghetti, xingou os técnicos da Cetesb e esbravejou que eles estavam f* Araras.
O ponto a discutir é que: a Cetesb já havia informado sobre o risco da interdição, eu mesmo redigi e o Opinião Jornal publicou diversas matérias nos últimos meses alertando sobre o problema e cobrando solução. No entanto, nada foi feito e o desfecho dessa história foi o pior possível. Hoje, Araras além de não tratar do lixo precisa buscar alternativa, e pagar caro, para enviar esses resíduos para outras cidades vizinhas.
Não dá pra zombar com o meio ambiente. Araras tá na hora de voltar a ser exemplo, como já foi antigamente.
Quem vai pagar essa conta? A Prefeitura com nosso dinheiro? Ou, os políticos que administram Araras, que incompetentes, não resolveram o problema que desde 2006 vinha se desenrolando? Eles nada fizeram e nós pagaremos a conta?
5 comentários:
Fecharam o lixão?
Espera aí,uma cidade que se preocupa com árvores tão antigas não é capaz de cuidar do próprio lixo?Hahahaha...
Até qd vão manda-lo pra fora? E com tanta campanha de reciclágem sendo feita por aí...!
Que vergonha heim políticos!!!
Foi avisado...
Não foi nenhuma surpresa o que aconteceu... Quem já teve o desprazer de ir até o lixão de Araras sabe que nem os urubus merecem aquele lugar!!!!
Os responsáveis esperaram a bomba explodir, jogando a culpa pra lá e pra cá, como batata-quente!
E agora? Qual será a "Nota Ambiental" dada pela Secretaria do Meio Ambiente, prometida pelo Sr. Xico Graziano??
Será que o merecido "zero" deverá também ser jogado nas costas de outrem?
Imaginem meu desconforto, como ararense, de ser obrigado a interditar o aterro/lixão, permitindo à opinião pública saber que nossa terra não faz a lição-de-casa ambiental. Justo Araras, que já foi a cidade de maior progresso do Brasil, primeiro município a libertar seus escravos, primeiro a comemorar o dia das árvores, conhecida pela beleza de sua praça central e pelo lindo lago,sendo maltratada assim pelos seus tacanhos governantes, sem visão de futuro, sem planejamento. Parabéns Lucas pela sua ousadia em levantar, com clareza, tal questão.
Agradeço sua participação Xico.
É muito importante ouvirmos a opinião do secretário estadual do Meio Ambiente.
O jornalismo ambiental requer ousadia e engajamento.
Espero que com essa punição nossos governantes acordem e começem a se preocupar um pouco mais com essa questão, que é tão importante.
Preservar hoje é garantir o futuro de amanhã, e o amanhã é hoje.
Postar um comentário